©GAGICRC 2017 | Ficha Técnica

Gestão do trabalho, família e amigos nas sociedades

Nas sociedades atuais tem sido um grande desafio conseguir gerir o trabalho, amigos e ainda prestar a devida atenção à família. Muitos são os que reclamam porque sua filha, amigo, pai, esposa, esposo, irmão sejam lá quem for não lhes dá atenção por alegada pressão do trabalho.

Mr. Bow, um Jovem moçambicano, relata no vídeo acima colocado em link, a experiência de gestão do tempo.

Aqui se encontra o vídeo de um dos emblemáticos da música moçambicana, Mr. Bow, nela para além da alegria que se transmite pela dança, som acompanhado de vários instrumentos da cultura moçambicana, como é o caso da Timbila que relatamos na última pubicação, Mr. Bow partilha a experiência de gestão de tempo, sendo que o músico conta que de segunda à sexta concentra-se no trabalho, mas que na mesma sexta, eles saem para comemorar com os amigos o mesmo acontece ao sábado, mas que ao domingo o dia  é expressamente para a família, (esposa). 

De certa forma Mr. Bow refere que muitos que não sabem fazer a gestão do tempo, invejam os que conseguem articular o trabalho, amigos e família. Realça a Marrabenta, nosso estilo que dança em Moçambique. Relata também que a interação, viagens e o saber aproveitar recursos,  "o dinheiro não tem dono, a vida é uma roda" (sic) " os de Inhambane conseguem dinheiro em de Gaza, os de gaza conseguem dinheiro em Maputo e estes em Inhambane". 

É uma música com grandes ensinamentos que vale a pena ver, aliás, os moçambicanos vêem na música uma forma de manifestação dos seus sentimentos, pensamentos, retalhação de injustiças. É uma forma de partilhar a sua maneira de ver a realidade com quem lhes ouve ou lhes vêem.  

Resultado de imagem para imagens de mr. bow na musica male ya matchangana